sexta-feira, 3 de agosto de 2007

O preconceito...


Neste post decidi falar sobre um tema que embora possa não ser do agrado de todos, acho que deveria ser pelo menos uma responsabilidade de todos acabar com estes pré-conceitos sem nexo nenhum de uma vez por todas...!!!


Ora bem, o preconceito pode definir-se como:


  1. Uma Atitude discriminatória que baseia conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados.


  2. [De pre- + conceito.] Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos factos; Julgamento ou opinião formada sem se levar em conta o facto que os conteste;


  3. prejuízo. intolerância, ódio irracional ou aversão a outras raças, religiões, etc.


  4. O preconceito racial é indigno do ser humano.(Dic.Aurélio)


  5. Definido como um julgamento prévio rígido e negativo sobre um indivíduo ou grupo, o conceito deriva do latim prejudicium, que designa um julgamento ou decisão anterior, um precedente ou um prejuízo. As anotações básicas incluem inclinação, parcialidade, predisposição, prevenção.

E agora que já estão aqui algumas das muitas definições possíveis para "preconceito", vou passar a dizer os tipos de preconceito existentes, algumas que nem são realmente consideradas preconceito e que na verdade o são.


Preconceito racial: É denominado de racismo, são brancos contra contra negros contra amarelos contra vermelhos...são um monte de cores contra um monte de cores. =/ (Uma estupidez pegada, cada um é como é, e ninguém tem nada a ver com isso e muito menos tem o direito de criticar seja quem for pela sua etnia)


Preconceito quanto à classe social: Ricos discriminam pessoas de baixa classe social, com famosas frases do tipo," Isso é coisa de pobre..", ou vice-versa. Pode parecer apenas uma brincadeira de mau gosto mas também é preconceito.


Preconceito quanto à orientação sexual: Escusado será dizer que ninguém tem nada a ver com a opção sexual de uma outra pessoa. Homossexuais e bissexuais são muito agredidos moralmente e até fisicamente só por não serem "iguais". É uma triste realidade, tanto que vários escondem a sua preferência sexual exactamente por isso.


Preconceito quanto à nacionalidade: A maioria das pessoas principalmente os brasileiros critica os norte-americanos, apesar de estarem sempre a imita-los. Brasileiros sofrem de preconceito em outros países, assim como muitos estrangeiros são discriminados no Brasil. Precisamos de aprender que por uma pessoa com uma determinada nacionalidade ser assim, não quer dizer que todas as que tem a mesma nacionalidade são iguais a ela.


Preconceito contra loiras- Quem nunca ouviu uma piadinha sobre loiras burras?


Preconceito à outra religião - Hitler não acabou com os judeus... mas tentou, numa terrível demonstração de preconceito não só contra judeus, mas contra todas as pessoas que não fossem arianas. Mas não é preciso declarar guerra para ser preconceituoso nesse ponto... basta estar sempre a reclamar da religião de alguém (ou do facto da pessoa não ter religião alguma) que já é preconceito.


Preconceito contra as mulheres - É denominado de machismo e existe por causa do antigo papel das mulheres como dona de casa. O machismo gera muita mágoa porque vários homens não reconhecem a capacidade das mulheres de fazerem algo diferente sem ser costurar,fazer limpezas e cozinhar.


Preconceito contra deficientes: Seja o deficiente físico ou mental, é só ir á rua que toda a gente fica a olhar de lado , mantêm distância, como se a deficiência fosse algo contagioso, alias, altamente contagioso.E não é só o facto de olharem de lado que existe o preconceito, eles são rejeitados e, quando precisam, ninguém se dispõe a ajudar.Para essas pessoas, é muito difícil fazer amizades e ainda mais difícil ser aceita pela comunidade.



Resumidamente o preconceito é um "pré-conceito", ou seja, um conceito previamente formado para julgar uma pessoa ou um grupo de pessoas.

vá la pessoal, digam NÃO ao preconceito , hoje são os outros discriminados, mas amanha podem ser vocês!! =P

Beijos, comentem e não se esqueçam de dar sugestões e também a vossa opinião sff!!! =D

2 comentários:

Anónimo disse...

Epah nada disso, e que é mesmo nada. Eu não aceito, não levo à letra, nem coisa parecida. Discordo completamente com a sociedade e tenho raiva que diz que sim. Porque eu não concordo porque acontece, por isso...

NÃO ao preconceito...

Amotee mnh sis :DD@@

Anónimo disse...

Eu sou contra o tipo de sociedade que existe actualmente...cheia de preconceitos e de muitas outras coisas...para mim a sociedade de todo o planeta não é civilizada como a maior parte das pessoas pensam...em todos os aspectos...e se isto tudo continuar, o planeta inteiro vai sofrer muito mais do que agora. Já agora, podias falar disto :) adoro-te linda. ;)