domingo, 5 de agosto de 2007

Qual é a diferença entre amor e paixão??

Ora bem, vamos lá tentar saber o que é isto do amor e da paixão...
Ora bem, o amor pode entender-se por afeição, compaixão, atracção, paixão, querer o bem á pessoa que ama, conquista, desejo, etc... já se ouviu falar de amor platônico, materno, fisico, á vida e no amor reside o sentimento de gratidão, instintivo, compaixão, doar-se sem a consciente intenção de esperar algum retorno.
O amor do tipo eros é aquele amor romântico que uma pessoa sente por outra. É o amor que se liga de forma mais clara à atracção física, e frequentemente compele as pessoas a manterem um relacionamento amoroso continuado. Nesse sentido também é sinónimo de relação sexual.
O amor do tipo pragma é quando o indivíduo avalia todas as possíveis implicações antes de embarcar num romance. Se o namoro aparente tiver futuro, ele investe. Se não, desiste. Cultiva uma lista de pré-requisitos para o parceiro ou a parceira ideal e pondera muito antes de se comprometer. Amor interessado em fazer bem a si mesmo, Amor que espera algo em troca.
O amor do tipo Ágape é quando existe a dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse. Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente à relação e não se importa em abrir mão de certas vontades para a satisfação do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria.
O amor do tipo Storge é para quem valoriza a confiança mútua e os projetos compartilhados. O romance começa de maneira tão gradual que os parceiros nem sabem dizer quando exatamente. A atração física não é o principal. Os amantes do tipo storge revelam satisfação com a vida afetiva.
E a paixão?? o que é a paixão??
Pode-se dizer que paixão é algo muito mais passageiro, e após a paixão, vem o amor, que é um sentimento muito mais forte e duradouro.
E para vocês o que é o amor e a paixão????
Comentem e amem sempre....!!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Para mim amor é algo extremamente necessário, e quando falo em necessidade, falo com o consetimento de que estamos perante pessoas que não o recebem. Isto porquê? Porque o amor existe em todas as esquinas, num Bom dia, numa abraço, Num simples beijo, e quando se torna uma necessidade, é porque existem falhas nessa afectividade, e portanto, torna-se excessivamente procurado. Paixao é talvez uma brincadeira de apaixonados, que se julgam enamorados um pelo outro, mas que apenas não passa daquele espaço, daquele espaço e depois tomam dois caminhos...o do amor ou o da simples separação. Acho que são precisos os dias, isto sem falar de mim, porque sis já sabes o que acho looool

@@

Anónimo disse...

Para mim o amor é tudo. Quanto mais amor melhor e viva as "lamechices" :D ja sabes o que eu penso disto...o amor é uma das coisas mais importantes que existe ;)

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ola!^^ Epa, ha kto tempo! =D
Adorei o teu texto... Estar apaixonado é uma sensaçao maravilhosa, infelizmente nunca experimentei isso mesmo a serio, cm sabes smp acabava mt, mas mesmo mt mal. Por isso ja deixei de acreditar no amor (yap, tornei-me uma amargurada). Enfim...
Desejo-te todas as felicidades com essa pessoa, tu mereces^^ Espero q comemorem mtas mais datas juntos.
Bjus**

Unknown disse...

konkordo ktg em tdo nina..e akrescento k amor é um assunto mt serio e k nka devemos gozar com os sentimentos de outra pessoa..pois isso é mt mau..nem nunca devemos nos aproveitarmos dos sentimentos dessa pessoa para termos alguem sem k nos proprios amamos ela..bjos

Anónimo disse...

nao concordo mto com essa diferença entre amor e paixao...
axo k ambos estao ligados mas podem ter-se em separao... podemos amar alguem sem ter paixao por essa pessoa amor pela mae pelo amigo pela naturesa... e por ai a fora tudo isso é amor sem paixao.
e a paixao implica uma ligaçao fisica mais forte k pode ser pasageira se estiver sosinha

mas podemos ter amor e paixao juntos é kuando se obtem um maximo num relaciunamento com o(a) namurado(a)

Anónimo disse...

Hello...acho que de facto existe diferença entre Amor e Paixão...a Paixao é vivida com muita intensidade e é mais temporal...é algo que se sente de uma forma muito forte...intensa...quase sem sentido, sem sabermos bem o que está a contecer...mas a paixão é precisa sempre, ela complementa o amor. Diguemos que a paixao é a chama do amor, porque amor sem paixao não tem grande sentido. Até no nosso dia a dia temos que ter Paixão...fazer as coisas com paixao, viver com paixao...por isso a paixão é algo de muito bom, e inclusive fortalece o Amor.
O Amor..é algo mais pensado... menos intuitivo...algo que tu aprendes aos poucos...que se vai conquistando, devagar, com tempo.
Se conseguirmos juntar a paixão ao amor e vivermos o amor com paixão...hummm...acho que é mesmo o melhor!!!
Um beijo bom pa ti...és linda, inteligente...uma nina cinco estrelas...continua assim!!!
beijoca fofa

Anónimo disse...

ola joana.sei k venho atrasada mas d qk forma parabens pelos 6 mesinhos!meio ano ja e mto!
so t aconselho a aproveitares estes 1ºs meses pk sao estes os meses da xamada lua-de-mel!
eu ja namoro a 4anos e meio e tams a morar juntos a 3!(parabens p mim tb);) e digo-t kn e facil.a diferença entre o amor e a paixao e k a paixao dura +ou- 2 anos(cientificament provado,ou pelo- axim o disse a marta crawford)e o amor(s realment existir)é o k fica paxados exes tais 2 anos.digo-t ixto c certeza pois ja ha algum tempo k n tou propriamnte APAIXONADA pelo meu namorado e no entanto amo-o + k a vida e nnc m paxaria pela cabeça acabar c ele.axo k paixao e o nome k s da a atraçao fisica,pode e durar + ou -.amor e o k nos faz krer tar c exa pexoa sempr msm qd começam as dificuldades da relaçao.
expero k o k tenhas seja amor e k td t corra bem...jinhos