domingo, 20 de janeiro de 2008

Esperança...


O passado nunca se esquece, mas isso não significa que temos de viver nele para sempre.O passado é um assunto morto e não podemos ganhar impulso para nos mover em direcção ao amanhã se estivermos arrastando o passado atrás de nós. Por mais importante que seja o nosso passado, ele não pode ser tão importante como o caminho que temos de percorrer para o futuro.
Consegues lembrar-te o que fazias exactamente há um ano?sobre o que estavas a falar e a fazer no preciso momento?Se estavas feliz ou infeliz?Ansioso ou confiante?Guardas a vívida lembrança de algo dramático que ocorreu na vida e pouco mais. Quando não temos esperança no futuro, continuamos obcecados com o passado e reféns do fatalismo, sem força para viver o dia de hoje.O fatalismo é a atitude predominante na maioria das pessoas que vivem arrastando o passado. Ele é expresso em frases como: "Sempre foi assim, não posso fazer nada"; "Não se pode mudar o mundo"; "É preciso aceitar a realidade". Uma pessoa fatalista diz: "O que é que adianta? No final, vamos perder. Somos vítimas do destino". Essa atitude leva-nos, facilmente ao ressentimento, à amargura, à desesperança, ao desespero. Uma pessoa com esperança está disposta a deixar que coisas novas aconteçam e assume responsabilidades.Ter esperança não quer dizer evitar ou ser capaz de ignorar o passado de sofrimento. Na verdade, a esperança nasce no aprendizado com o passado. O fundamento da esperança é acreditar que algo melhor irá acontecer. É crer que hoje é o primeiro dia do restante da sua vida. Assim, não serve de nada andarmo-nos a preocupar com o passado, pois não há nada que possamos fazer agora. Mas ainda teos o dia de hoje e é hoje que começa tudo que está para acontecer.
Mas afinal o que será a esperança?
Na minha opinião é uma espécie de motivação, que me faz pensar que “tudo vai dar certo”; “a tempestade vai passar brevemente” é tudo o que nos ajuda a superar, a crer, a ir em frente e a pensar que as coisas vão melhorar. É algo que existe dentro de nós, às vezes me apego a ela, às vezes não a consigo encontrar, às vezes ela é clara, às vezes não a vejo...

E para vocês?? O que é a esperança?? Quando foi a última vez que tiveram esperança na vida??


P.s- Tenho "frase do dia" nova, já sabem que também podem comentar sobre as frases postas =)


Beijos para todos e mais uma vez OBRIGADO pelos comentários e pelas visitas!

3 comentários:

Teresa David disse...

Muito do que este texto diz perfilho a 100%. Contudo, a esperança é uma coisa vaga que acho poderá parar as pessoas. Ter esperança que aconteça levará por vezes a inacção, esperar em vez de fazer por acontecer.
Pessoalmente sempre vivi o dia á dia, não com esperança mas sim com a certeza que estou a tentar que seja um dia novo em que farei os deveres e os prazeres que me surgirem, e de resto, creio que deveremos estar sempre atentos para não deixar escapar tudo o que de bom nos posso atravessar o caminho. Quanto ao mau deverá sempre ser usado como ensinamente. Na memória dever-se-ão guardar as coisas boas e as más enviar de súbito para o caixote do lixo da memória. Assim poderemos avançar calmamente sempre com pensamentos positivos.
Bjs
TD

Joaquim Amândio Santos disse...

a minha homenagem aos bloggers, esses palmilhantes da partilha!



o que é o conhecimento?

visão directa do corpo e da atitude?
prolongado caminho nem que condutor à saturação encapotada?

Vivência superficial feita de fait-divers e não de curiosa partilha sem hora nem condicionalismos marcados?

Será assim tão impossível iniciar o conhecimento na distância? julgo que não e defendo tal desiderato.

Anónimo disse...

olaaaa....olha respondendo as duas perguntas....para mim a esperança e uma senhora que vive aqui ao lado...tem esperança no nome do meio.....sempre a conheci como dona ana esperança...e sinceramente tenho esperanças que ela um dia consiga tratar do cheiro dos pes...que me mata a criaçao toda cada vez que aqui vem a casa...sempre que ela aqui chega...o dialgo que se segue e mais ou menos este:

eu- vem ai a Esperança
Irma- o nao..e eu com esperança que a Esperança nao aparece-se
Eu-pois, mas parece que a Esperança e presistente...sinceramente...estou com pouca esperança que a minha iguana va aguentar mais uma dose do cheiro dos pes da Esperança...
Irma-tb nao tenho esperanças disso


se ja alguma vez tive esperança??? bem...na realidade nao....eu nunca tive esperança....porque a esperança e uma palavra que traz como sinonimo a espera....a espera de um dia melhor, de uma felicidade maior...e sinceramente...eu nunca espero....exemplo...eu quero conhecer-te e, nao tenho esperanças em te conhecer...porque?? porque eu vou-te conhecer...nao preciso de me basear numa espera ou num sentimento duvidoso como...sera que a vou conhecer um dia?...tenho esperança...NEM PENSAR....concordo aqui com a menina teresa....exepto na parte do caixote do lixo....e que eu nao tenho caixo-te do lixo...como e possivel eu ter nascido sem caixo-te do lixo???? eu sempre me senti diferente...e graças a menina teresa descobri finalmente aquilo que se escondia de mim a muito tempo...nasci sem caixote do lixo.....e perguntam voçes: entao que fazes tu as coisas mas???
eu respondo: eu nunca tive uma coisa ma na vida...nunca me aconteceu nada de mau na vida...porque como a menina teresa diz...o mau deve ser usado como ensinamento.....entao desde quando o ensimamento e uma coisa ma???...desde quando as cenas que nos dao mais força, que se transformam em liçao de vida sao más??? penso que coisas más nao existem ...existem si e pessoas de prespectivas fechadas....pessoas que nao conseguem filtrar o que lhes aconteçe.....o pessoal...quando tem uma laranja na mao...nao come a casca..ou seja o negativo...nao... tira a casca...pois sabe que depois dela o positivo..ou seja a laranja em si...esta la....nao existe nada de mau...(exepto a dona deste blog...)
tudo e possitivo...porque tudo nos ensina, nos da novas forças,nos da novas prespectivas de vida...e preciso e ver, querer ver isto mesmo...o positivismo da coisa...e sao poucos aqueles que o fazem...

ps...o joana...para quando um post sobre os benefiçios de dormir na horizontal, vertica, e diagonal.....e ja agora...eu ja comprei o meu pacote de mortalhas...pois a minha pele e bastante oliosa...mas gostaria de saber se no final...existe algum problema em fumar as mesmas folhas que usei para extrair a oliosidade da cara??? isso sim...era dupla poupança...


DANIEL