segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

O que é Auto-estima?


A auto-estima é:


· Começa na infância, e ai depende muito da maneira como as pessoas nos tratam. ( as experiências do passado exercem influência significativa na auto-estima quando adultos. ) ;
· Influência tudo o que fazemos (pois é o resultado de tudo que acreditamos ser ) ;
· É a opinião que temos de nós mesmos ;
· É estarmos bem com a vida ;
· É o direito de ser feliz ( mas para isso precisamos sentir que merecemos ter os nossos desejos e desfrutar os resultados dos nossos esforços. ) ;
· É a confiança que temos na nossa maneira de pensar, estar e ser, principalmente perante a resoluçao de um problema ;
· É ter consciência de seu valor pessoal, acreditar, respeitar e confiar em si.
· É a base para o ser humano.
· É a cura para todas as dificuldades e sofrimentos.
· É a cura para todas as doenças de origem emocional e relações destrutivas.


Perde-se a auto-estima quando se passa por muitas decepções, frustrações, em situações de perda, ou quando não se é reconhecido por nada que se faz.
O que abala não é só a falta de reconhecimento por parte de alguém, mas principalmente a falta de reconhecimento por si próprio.
Se um indivíduo se sente inseguro para enfrentar os problemas da vida, se não tem auto-confiança e confiança em suas próprias idéias, veremos nele uma auto-estima baixa. Ou, então, se falta ao indivíduo respeito por si mesmo, se ele se desvaloriza e sente que não merece amor e respeito por parte dos outros, acha que não tem direito à felicidade, tem medo de expor as suas ideias, vontades e necessidades, novamente veremos uma auto-estima baixa, não importa que outros atributos positivos ele venha a exibir.Muitas vezes a auto-estima é confundida com egoísmo. Egoísta é aquela pessoa que quer o melhor, e quase sempre no sentido material, somente para si, sem se importar com os outros. Quem possui uma auto-estima elevada, tem como consequência amor e estima aos outros. Ela quer o melhor para si, e para os outros também. A auto-estima fortalece, dá energia e motivação. Quanto maior a nossa auto-estima, mais queremos crescer, não necessariamente no sentido profissional ou financeiro, mas dentro daquilo que esperamos viver durante a nossa vida... como o emocional, criativo e espiritual. Quanto mais baixa for a nossa auto-estima, menos desejamos fazer e é provável que menos possamos realizar. A pessoa com auto-estima saudável não tem vergonha de dizer, "Eu estava errado". Quando a auto-estima está baixa a pessoa sente-se insegura, com dúvidas, incerta do que realmente é e do que quer. Não acredita ser capaz de ter alguém que a ame, de fazer aquilo que quer, desenvolvendo assim um sentimento de insegurança muito profundo, desistindo facilmente de tudo o que quer, de tudo o que começou.Quando a pessoa não gosta de si própria, acaba por ter qualquer tipo de relação só para ter alguém do seu lado, tornando-se dependente de relações destrutivas ao qual muito dificilmente consegue arranjar forças suficientes para sair delas!
Isto é tudo um processo inconsciente, e a pessoa nem percebe o “porquê” de estar a agir assim, apenas sente o sofrimento que vê-se na forma de angústia, dor no peito, choro, pesadelos, vazio, agressividade, depressão, doenças, etc.Culpam os outros pelos próprios erros, encaram todas as críticas como ataques pessoais e tornam-se dependentes de relações doentes. O maior indicador de uma pessoa com baixa auto-estima é quando sente uma intensa necessidade de agradar, não consegue dizer "não", procura a aprovação e reconhecimento por tudo o que faz, sempre com o objectivo de se sentir importante para as pessoas, pois na verdade, não se sente importante para si mesma. Com isso, acaba por se afastar cada vez mais dela própria, de tudo e de todos.
A auto-estima também influencia a escolha dos relacionamentos. Aqueles com elevado amor-próprio em geral atraem pessoas com a mesma característica, e assim conseguindo relações saudáveis, criativas e harmoniosas. Já a baixa auto-estima acaba atraindo ou mantendo relacionamentos destrutivos e dolorosos. E há também uma relação directa e muito importante entre desempenho profissional e auto-estima.
O que pode diminuir a auto-estima são as criticas/autocriticas, o sentimento de culpa, o abandono, a rejeição, carência, frustração, vergonha, inveja, timidez, insegurança, medo, humilhação, raiva e principalmente perdas e dependência fincanceira e/ou emocional.
É mais provável encontrarmos simpatia e compaixão, em pessoas com auto-estima elevada do que nas de baixa auto-estima.



Para elevar a auto-estima é preciso:
· Fazer exercício fisico, um que lhe agrade (ex: caminhar, dançar, nadar) pois é importante gostar da imagem que vê no seu espelho.
· Saber reconhecer as qualidades que têm e não só os defeitos
· Aprender com a experiência passada
· Tratar-se com amor e carinho
· Ouvir a intuição (o que aumenta a auto-confiança)
· Manter diálogo interno
· Acreditar que merece ser amado(a) e é especial
· Fazer todos os dias algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar ou ate mesmo apenas ouvir música.
· Participar intensamente naquilo que fazemos enquanto o fazemos, estar totalmente aberto a qualquer informação, conhecimento que afirme os nossos interesses, valores, metas e planos.
· Conseguir ouvir críticas ou ideias diferentes sem nos tornarmos competitivos.
· Respeitar os próprios valores e as outras pessoas
· Estabelecer os nossos objectivos ou planos de curto e longo prazo
· É dizer a verdade, honrar os nossos compromissos e servir de exemplo dos valores que declaramos admirar; é tratar os outros de maneira justa.
· Coma bem. Respeite os momentos das refeições.
· Evite falar sobre problemas,
· Preste atenção em si mesmo Perceba os seus pensamentos tanto os negativos como os positivos.
· Tenha objectivos.
· Utilize os seus talentos. Todos temos dons e talentos. Descubra quais são eles e comece a colocar em prática.
· Aceite a vida. Pare já de reclamar.
· Pelo menos uma vez por mês, faça uma visita à mãe natureza. Pisar descalço na terra descarrega as energias negativas. E não se esqueça, você é parte da natureza e deve estar em harmonia com ela se quiser manter ou recuperar a qualidade de sua vida.



    Resultados da auto-estima elevada:

  • Mais à vontade em oferecer e receber elogios
  • Sentimentos de ansiedade e insegurança diminuem
  • Harmonia entre o que sente e o que diz
  • Necessidade de aprovação diminui
  • Maior flexibilidade aos factos
  • Auto-confiança elevada
  • Amor-próprio aumenta
  • Satisfação pessoal
  • Maior desempenho profissional
  • Relações saudáveis
  • Paz interior

Lembra-te:

A pessoa mais especial e importante no mundo és TU!




P.s- Queria dizer que no último post que fiz, dedicado principalmente o meu namorado, a data ficou errada, fizemos um ano de namoro dia 6 e não dia 5 como ficou, isto aconteceu porque eu postei á meia-noite e pouco, e por isso as horas ainda deviam estar desactualizadas... =( lol



Beijos, espero que gostem do post e...



Como está a vossa auto-estima?

Baixa ou elevada?

5 comentários:

joaninha disse...

Querida Joaninha, és uma menina linda e devo dizer que o trabalho está excelente. Neste momento, a minha auto-estima está no charco, mas achei uma delícia o que escreveste... Espero que sigam à risca, pelo menos 95% do que dizes, o que já é razoavel
Uma beijoca

Telmo disse...

Gostei, é uma especie de manual de instruções para quem tem auto-estima baixa, e recomendo a toda a gente para que executem tudo o que disseste. A minha auto-estima não anda muito bem mas pronto lol. Beijinhos :) **************************

[rb]RaquelAlexandra disse...

uma coisa a dizer-te ,o meu blog nao e o unico a ser giro pelos vistos. O teu esta LINDO.

Alexandre disse...

Tens aqui uma análise completíssima sobre auto-estima! E tanta coisa que eu teria para dizer sobre a auto-estima ou a falta dela! Acho que há poucas pessoas com a auto-estima equilibrada, há os que têm complexos de superioridade e os que têm complexos de inferioridade. Ambos precisam de ajuda e há que ter a coragem que precisamos de ajuda que não necessariamente a de um psicólogo! Um quase desconhecido que nos saiba ouvir pode fazer milagres!

Muitos beijinhos, Joaninha!!!!

lord goth disse...

muito bem escrito!!

xD

SE FELIZ AMIGA!!

lembra-te dos conselhos k sempre me deste...

tas aki <3

bjx