sábado, 28 de junho de 2008

Mentirosos compulsivos


  • Há quem diga mentiras caridosas.
  • Há quem minta por vício.
  • Há quem diga meias verdades.
  • E também há quem diga ( quase ) sempre a verdade...
Existem, além destas, um outro tipo de mentiras: as provenientes do chamado mentiroso compulsivo, que mente sistematicamente e aparentemente sem razão. Aqui estamos já a lidar com alguém para quem a mentira assume contornos de dependência, tal como o álcool ou a droga. A mentira torna-se um vício, já que é dita de forma compulsiva, ou seja, o mentiroso tem consciência que está a mentir mas não consegue controlar esse impulso. A insegurança transmitida pela falta de auto-estima. Ao mentir sistematicamente, o mentiroso compulsivo provoca grande sofrimento naqueles que lhe estão próximos, tornando infernal o ambiente daqueles que lidam com ele diariamente. A situação é, no entanto, passível de tratamento ao nível da psiquiatria e psicologia clínica. O primeiro passo, tal como em outro tipo de vícios, é a pessoa assumir que mente deliberadamente e que precisa de ajuda para se libertar de algo que lhe tem vindo a estragar e prejudicar a vida. O tratamento, segundo os especialistas, será a busca do conhecimento de si próprio, permitindo que a pessoa se liberte desta bengala que é a mentira. Segundo estes, estas pessoas sofrem de uma grande perturbação ao nível do controlo dos impulsos(...) Os cérebros dos mentirosos compulsivos são diferentes dos cérebros das pessoas sinceras, afirma um novo estudo.Uma equipe da Universidade da California do Sul estudou 49 pessoas e descobriu que os pacientes que eram mentirosos patológicos tinham 26% a mais de massa branca no cérebro que os demais.
Segundo pesquisas neurocientíficas, mentimos cerca de 200 vezes por dia e uma vez a cada cinco minutos, em média. A estatística soa exagerada, mas parece apontar aos depoimentos nas CPIs do Congresso Nacional. Ouvindo os interrogatórios, é quase impossível saber o que é verdade ou não, tantos são os desmentidos e contradições. E se a mentira é natural, a omissão é um direito. Juridicamente, ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo.

Alguns acreditam que é possível identificar um mentiroso por meio de seus gestos e olhares. Para a psicóloga Denise Gimenez Ramos, da PUC-SP, isso só funciona quando quem mente não está habituado a mentir. “Os mentirosos convictos são treinados e a mentira vira verdade para eles. Dá para notar quando um honesto mente. Já o mau-caráter não”, diz. Segundo ela, o mentiroso compulsivo geralmente é muito inteligente. E tem problemas de auto-estima, sentimento de inferioridade. “Ele não tem muita autoconfiança e quando engana as pessoas sente-se mais forte”, completa. Uma coisa é certa – pelo menos unânime entre os especialistas: a verdade é a base da sanidade mental.

O facto é que o ser humano já na infância começa a mentir – ou contar pequenas lorotas. Para fugir da repressão ou firmar sua independência em relação aos pais. A diferença entre as pessoas é o quanto elas se acham convincentes. E aí começa a perda de limites. A psicóloga paulista Olga Tessari afirma que há vários motivos que levam um sujeito a não dizer a verdade. “Há os que mentem para mostrar status diante dos colegas, evitar sofrimento, não ser punido ou não causar sofrimento a outros.” O problema, segundo ela, é quando o mentiroso vive em função das suas inverdades. “Ele sofre para evitar que a mentira seja descoberta, cria situações e outras histórias para sustentar e se torna vigilante contínuo de si mesmo.” Esse estado permanente de stress, a longo prazo, pode até causar doenças como câncer ou úlcera. Mas, segundo Denise Gimenez Ramos, nenhuma mentira é eterna. Se ninguém descobre a verdade, muitas vezes o mentiroso não suporta a autopressão e inconscientemente dá um jeito de contá-la. Pode demorar, mas um dia a casa cai.

Eu pessoalmente conheço alguns mentirosos assim mesmo compulsivos, porque mentirosos todos nós somos em algum momento na vida!
Julgo que também não será fácil para a pessoa que mente...pois como doença, a pessoa vive diariamente numa mentira em que a própria pessoa deve perder a noção do que é real ou não. Deve viver em sofrimento quando se apercebe que afinal a vida dela não é nada daquilo que descreve ou que pensa viver. Julgo que a ajuda psicológica deve ser a de maior impacto porque permite que o mentiroso compulsivo, possa pela 1ª vez começar a distinguir a verdade da mentira... Penso que qualquer tipo de dependência está relacionada com insegurança, falta de auto-confiança, auto-estima, amor próprio. Como sabemos, a droga vicia. O tabaco vicia. Quantas pessoas conhecemos que já disseram que iam tentar deixar de fumar e ainda hoje fumam? No caso das drogas (pesadas), é uma dependência superior e que, como sabemos, "toma controlo" da vida de uma pessoa. A mentira pode ter contornos de dependência tal como o álcool e a droga, quando é dita de forma compulsiva, ou seja quando a pessoa tem consciência de que está a mentir mas não consegue controlar esse impulso. Nestes casos, provoca sofrimento no próprio mentiroso compulsivo e nas pessoas mais próximas dele, embora seja uma doença passível de ser tratada, tanto ao nível da psiquiatria como ao nível da psicologia clínica.
O primeiro passo para o tratamento é a pessoa assumir que tem um problema, que mente compulsivamente e que precisa de ajuda. Sem isso, qualquer forma de terapia é impossível.

E vocês o que acham deste assunto?

18 comentários:

Anónimo disse...

Concentrate to the things that could give information to the people.

Rafeiro Perfumado disse...

Eu só minto se me pedirem. Quando me pedem a opinião, pergunto sempre se querem a resposta sincera ou diplomática. Depois aguentem-se...

Filipa disse...

eu so da mesma opinião que tu! mentir , todos mentimos, memso k sejam coisas ligeiras, mas como mesmo diz o estudo , o enganar sentimentos, situações de punição etc, e tb acredito k kem tenha adoença seja uma pessoa mesmo muito fragil, pk so assim s explica o uso da mentira compulsiva, como forma de se proteger e ser superior a todos os outros k a rodeiam! mas mesmo assim nao gosto k me mintam ( falando daquelas mentiras pesaditas k conseguem abalar um momento de vida, uma relação)

beijinho linda

obrigada pelo comentario.

se quiseres passa tb aqui : http://neia-theworldhere.blogspot.com/

beijinho solto

gosto de te ler!

Lira

Diego disse...

Eu só minto quando é devidamente necessário . . .

Só daquelas pessoas que nao tem absolutamente medo de dizer o que quer que seja, para dizer a verdade! Por vezes uma pessoas torna-se fria, mas por vezes a pessoa torna-se verdadeira !


Bjocas

Diego disse...

Ah ! Obrigado pelo comentario ;)

O Profeta disse...

Mentir é feio...é desonesto...


Doce beijo

Adri disse...

Sempre defendi a verdade, mas não adianta disser verdades pra quem quer viver de mentiras... Bjoka ;)

Tella disse...

Olá, todos mentem é verdade, uns mais, outros menos e outros sempre como no post explica. O grande problema da desordem psíquica dos mentirosos compulsivos, é que não conseguirem controlar o impulso, também se tornam "irracionais" perante as emoções e sentimentos dos outros. Pois o facto de estarem sempre em negação perante o problema, faz dos outros apenas "objectos" da sua personalidade, usados apenas para uma sensação de "controlo" que nunca existe na verdade, pois tal como dito a VERDADE virá sempre ao de cima e aí aquilo que parecia ser um dado adquirido não passa de um mundo de fantasia ao qual a realidade pode ser mesmo "cruel", ou seja, as constantes mentiras ditas, se irão transformar num ápice em extremo sofrimento a quem foi alvo delas. E não há nada que cure um sofrimento baseado em mentiras, que o diga quem já foi vitima constante de tal. Eu falo por mim porque sofri isso e acho que ainda sofro, apenas não me perguntem quem me mente. ;))
Concluindo, é um mal mesmo mau. Pois a impunidade de tal actos, mesmo vindos de alguém "doente", não podem passar impunes e a consciência social tem que se "armar" com unhas e dentes para a batalha contra a mentira.
Verdade sempre isso sim.

Beijinhos Grandes e Parabéns por mais este óptimo post.

Teresa David disse...

A mentira pode destruir a vida de alguém quando é dita de forma maldosa, mas existem também mentirolas inofensivas. Aliás, este tema levaria a muita prosa tantas são as formas que a mentira pode ter.
Obrigada pelo teu oferecimento e bjs amigos
TD

Leonor C.. disse...

Há quem minta para se sentir feliz; há quem minta para magoar; há quem minta porser mentiroso nato; há quem minta por medo; há quem minta para esconder sentimentos, enfim, há quem minta por defesa, por ataque ou por defeito! Eu aprecio a verdade bem dita, mas com tacto,quando é necessário!
Bom domingo, Joaninha!

Beijinhos!


HOJE E AMANHÃ

Anónimo disse...

Eu sofro dessa doença... há muitos anos que vivo numa luta constante :/ eu preciso de ajuda, mas não sei quem procurar, já fiz uma pesquisa de alguns psicologos em Lisboa mas são todos muito caros :( Como posso me tratar?

JoAnInHa disse...

Bom dia, não me deixou contacto seu por isso vou responder por aqui. De facto existem psicólogos muito caros mas penso que o tratamento apesar de tudo, tem que partir de si e passar por um profissional, neste caso psicólogo. Não estou muito dentro do assunto, mas penso que nos centros de saúde onde tem o médico de familia, existe um psicólogo e a consulta deve ser mais em conta ou até mesmo gratuita...não sei onde mora...mas é uma questão de perguntar ao seu médico de familia ok? Boa sorte e parabéns por admitir que sofre disto, vá dando noticias :)

Anónimo disse...

Eu acho que tenho uma patologia semelhante a esta. Eu minto muito frequentemente e o objectivo é sempre ser alguém que não sou ou evitar as consequências da verdade. Tive uma infância muito dificil e sempre fantasiei uma vida perfeita. Já fui apanhada muitas vezes, mas tenho tido sorte porque as pessoas, familia e amigos, acabam por desculpar-me dado que tenho um ar inocente e sensível. Gostaria muito de ser mais verdadeira, mais honesta e consequentemente mais feliz, mas não estou a conseguir lutar contra isto sozinha.

Unknown disse...

Espero que melhore, força e qq coisa que precise, volte sempre!

bjs

mulher de sagitário disse...

Sou uma mentirosa compulssiva em recuperação, encontri ajuda cno tramento terapeutico e no s grupos de NA (NEUROTICOS Anonimos), moro no Brasil e se alguem quizer trocar e-mail comigo, para falarmos sobre esta doença com cruel, me escrevam, ecildafreitas@yahoo.com.br
Abraços

Anónimo disse...

é verdade muitas vezes precisamos mentir agora mentir senpre é demais

Anónimo disse...

Olá a todos eu sou mãe de uma menina de 15 anos que a meu ver é mentirosa compulsiva.Eu ja sofro com ela desde que ela ra pequena só que agora estou-me a aperceber que isto não é normal.Disseram-me para a levar a um pedopsiquiatra, vamos ver se resulta não so ela mente como se faz de vitima e diz mentiras ao ponto de me prejudicar e de fazer com que as pessoas se acreditem nela ela tem cara de anjo é loira e muito sencível. Eu como mãe não estou a ser forte para aguentar isto tudo sozinha. Ela chega ao ponto de quando eu vou confronta-la com a verdade, ela desmente ou entam diz que não foi assim que disse á pessoa e ainda faz-me cara de má, berra-me, frinze o olhar(como quem diz vai á m.....). eu ja não aguento.

Anónimo disse...

Olá,

Também sou uma mentirosa compulsiva e pela segunda vez estou iniciando o tratamento psiquiátrico. Da primeira vez, abandonei o tratamento, por acreditar que estava tudo sobre controle. E depois de ter minha vida defasada pela segunda vez, cá estou eu indo atrás de ajuda de novo. Pelas pessoas que amo e perdi ao longo do caminho por conta das mentiras, acredito também ser um inferno para aqueles que nos rodeiam. Mas gostaria de colocar aqui neste comentário, o lado de cá também. Sem querer justificar ou amenizar nada, pois já tomei consciência de que ambas as coisas, jamais serão possíveis. Venho me colocar, apenas para que saibam que nem todos somos pedras de gelo. Sofri muito com todas as perdas no caminho. Ver alguém que eu amo, decepcionado e partindo para sempre da minha vida, me fez sempre sofrer muito, não só pela culpa, mas pela dor daquele que amo e pela certeza de que nada o fará mudar de ideia. É frustante, é doloroso, é decepcionante. A maior parte do tratamento, consiste na aceitação de que você é um inferno ambulante e que só você pode mudar isso, e isso é devastante, por que na maioria das vezes, a mentira sai sem nem que ao menos eu perceba. Quantas vezes, só me toquei de que era mentira o que eu dizia, quando virei as costas. E para lutar contra a doença, que já é naturalmente cruel, ainda tem de lidar com a reconstrução do seu mundo, já que se perde emprego, amigos, família. Lidar com a solidão provocada pelas suas mentiras, e com a culpa pesando nas costas. Você tem que lutar contra uma doença que não tem remédio, que não é palpável e que apenas um deslize, pode condena-lo dnovo. Definitivamente, aqueles que buscam por ajuda, não são monstros e não estão vivendo plenamente enquanto os que foram vítimas das mentiras, estão a chorar. Aqueles que buscam por ajuda, tem consciência dos teus atos, choram pela dor que causaram, choram pelas perdas que tiveram, choram pela críticas e acusações (já ouvi todas essas: psicopata, louco, falso, desprovido de luz, sem alma), choram por seus pais e choram por eles mesmo serem assim tão ruins. Definitivamente, não somos monstros. E se um dia fomos, peço perdão por aqueles que sofreram por qualquer um que seja como eu. E a você que é mãe, parabéns e obrigada por procurar nos entender, lendo este post, por que quando tudo desmorona, você é a unica que ainda estará lá do nosso lado.
A mentira compulsiva é uma doença cruel, mas com paciência e dedicação, ela pode não ser um inferno eterno.