terça-feira, 15 de julho de 2008

Stress

Provavelmente ao verem este titulo, vão pensar que é algo mau, destruidor, responsável por quase tudo o que de mau acontece na vida moderna...Desde falta de tempo a doenças.
É verdade, o stress pode ser tudo isso ou o seu inverso.
Acreditam?
O stress é, afinal, um estímulo que pode ser positivo ou negativo.

Tudo depende de ti!


PARTINDO DO PRINCÍPIO

O stress, tem uma consequência imediata: fazer todos os nossos sentidos ficarem alerta.
E o que é que provoca isso? Quase tudo. O stress acontece apenas quando a pessoa percebe uma exigência externa como excedendo a sua capacidade para lidar com ela. Guerras, desastres naturais, terrorismo e emigração são consideradas as situações extremas causadoras de stress. Entre as mais vulgarmente vividas, encontram-se situações de perda ou mudança de emprego, trabalho muito exigente, divórcio ou morte do cônjuge, morte de um parente próximo, acidente ou doença, casamento, problemas sexuais. Mas, atenção: até situações consideradas agradáveis, como as férias, podem causar stress pois, afinal, o que o provoca é uma mudança que exige adaptação.


MULHERES ENFRENTAM VÁRIAS SITUAÇÕES AO LONGO DO DIA

Homens e mulheres estão igualmente sujeitos ao stress durante o dia.
O que acontece é que as mulheres têm de desempenhar papéis diferentes. São profissionais, mães, esposas e donas de casa, o que lhes exige um maior esforço de adaptação de umas tarefas para outras. A mulher impõe-se um conjunto de obrigações, passa o dia a cumpri-las e, no final do dia, tem a sensação de que trabalhou muito mas não fez nada, o que significa, muito simplesmente, que não fez nada para si.


APRENDER A LIDAR COM A SITUAÇÃO

"O stress pode funcionar de forma positiva também", explica a psicóloga e psicoterapeuta Ana Paula Belo, "o que é importante é que a pessoa faça uma aprendizagem que a leve a utilizar o stress como um estímulo positivo, de forma construtiva. Se entendermos o estímulo como um desafio, uma oportunidade, estamos a usá-lo como motivação para agir e podemos atingir níveis de desempenho mais elevados. A energia e a motivação são as qualidades positivas do stress. As pessoas falam sempre do stress como sendo algo negativo, mas não é".


CARGA NEGATIVA DO STRESS
Se virmos o stress como uma ameaça, sentiremos certamente todos os efeitos negativos. E pode começar logo ao acordar. Seja levantar da cama, tomar o pequeno-almoço, levar as crianças à escola ou as filas de trânsito para o trabalho, tudo nos parece um fardo. É o começo de um dia cheio de carga negativa, em que a mais pequena tarefa nos aparece como um problema. E a situação repete-se diariamente... estamos perante o stress crónico.


NO CAMINHO DA RESOLUÇÃO
Primeiro, há que prestar s sinais de alarme transmitidos pelo corpo. Consciencializando-nos, podemos tentar alterar a situação para melhor. Depois, é fundamental analisar as situações que nos provocaram stress, para as eliminar. Em alternativa, podemos tentar encará-las de forma diferente, uma técnica que se aprende na terapia... Quanto aos sinais físicos, são várias as alternativas, dependendo dos órgãos mais afectados. Para a tensão muscular, o relaxamento e a massagem fazem milagres. O desporto moderado, marcha e natação, podem ser imbatíveis técnicas de gerir a ansiedade.

Consequências físicas e psíquicas do stress:

■ Alergias
■ Alterações menstruais is Ansiedade
■ Cefaleias e enxaquecas

■ Dificuldades respiratórias

■ Dores musculares e articulares « Fadiga

■ Fobias

■ Palpitações
■ Problemas cardíacos

■ Problemas no aparelho digestivo (colites, cólon irritável, gastrites, úlceras...)


Profissões de maior risco:
■ Professores

■ Profissões de ajuda (médicos, enfermeiros)
■ Polícias
■ Quadros superiores de empresas

5 comentários:

Unknown disse...

Portanto, mais um dos aparentemente habituais posts informativos.
É uma boa aposta! Há por aí bastante falta de informação.
Eu disto sabia pouco ou nada, agora pelo menos sei algo.
Possivelmente vou tornar-me assíduo.
Um beijo

Anónimo disse...

as coisas que eu aprendo contigo..xD

MAGDA disse...

oi joaninha
é esse vídeo ,embora seja uma coisa q. tenhamos conhecimento,nos convida a refletir o qto boa é a nossa vida e agradecer sempre a nossa casa confortável e a família unida e lembrar e ajudar sempre os menos favorecidos.
Um beijo e parabéns por ser uma jovem tão antenada.
Magda

MAGDA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Eu ja fui muito stressada e ainda sou um pouco mas luto contra isso tentando fazer o maximo possivel de coisas que gosto, tentar ser mais descontraida e tambem a muitas coisas que ajudam do genero tai chi, ioga, meditação, massagens.