quarta-feira, 22 de julho de 2009

Como ajudar alguém com depressão?


A depressão foi já um tema falado aqui no blog, neste link, no entanto, são muitas as vezes que nos deparamos com pessoas à nossa volta deprimidas, sejam elas familiares, amigos, ou até mesmo namorados/as. Tal como no site que mencionarei mais á frente...
Todo indivíduo experimenta sentimentos tristes ou melancólicos pelo menos uma
única vez – o que é normal em algum momento da vida. A tristeza ou os
sentimentos negativos, que tornam o dia-o-dia mais difícil, podem representar
uma doença chamada depressão.
E é verdade, não irei aqui postar o texto todo do tal site, vou apenas colocar aqui a lista do que vocês não devem fazer com alguém que esteja sofrendo com uma depressão e métodos construtivos para enfrentar a depressão:

NÃO FAÇA

- NÃO exclua a pessoa deprimida dos problemas ou discussões familiares

- NÃO tente fazer tudo para a pessoa com depressão, mesmo que isto pareça ser a melhor forma de ajudar. O indivíduo com depressão pode se sentir incapaz de realizar as tarefas e aceitar algumas responsabilidades poderá aumentar a sua auto-estima. Evite dizer: “Não faça isto, deixe que eu faça”, especialmente quando o indivíduo deprimido já iniciou a tarefa. Tente, pelo menos, dar-lhe a chance de terminar a tarefa

- NÃO critique ou repreenda o indivíduo pelo seu comportamento deprimido

- NÃO espere que a pessoa simplesmente “saia da situação”

- NÃO tenha medo de fazer perguntas. Muitas pessoas deprimidas precisam aprender a procurar e a aceitar ajuda externa pela primeira vez em suas vidas. Um médico, hospital, grupos de apoio, são recursos adequados para ajuda aos pacientes deprimidos

- NÃO tome decisões importantes em sua vidas (casamento, divórcio, mudança de emprego ou de residência) durante uma crise depressiva; se for possível, evite-as.

MÉTODOS CONSTRUTIVOS PARA ENFRENTAR A DEPRESSÃO

- Aumente o tempo dedicado à pessoa querida realizando atividades agradáveis. Tente fazer uma lista de pequenas ações que poderão ser realizadas durante o dia para demonstrar sentimentos positivos de carinho. Por exemplo, diga “obrigado” quando uma atividade for concluída ou “isto realmente está muito bom” quando algo estiver bem feito.

- Faça um esforço para ouvir. Resuma o que a outra pessoa disse para certificar-se de que entendeu e faça perguntas claramente. Um médico ou terapeuta poderá ajudar as famílias a praticar e aperfeiçoar estas tarefas.

- Faça um esforço para tentar resolver os problemas em conjunto. Lembre-se que soluções vitoriosas em conjunto são melhores do que aquelas nas quais um membro da família “deixa escapar” algo que ele ou ela deseja. As etapas para resolver os problemas podem incluir sua definição, a exposição das soluções e a avaliação de sua adequação às necessidades.

- Tenha o hábito de expressar carinho e preocupação pelos membros da família; sinta-se à vontade para elogiar e observar o que os entes queridos têm de “bom”.


Para lerem tudo, acessem este site, e se quiserem vejam também o meu post sobre a depressão aqui, quanto ás imagens, sou eu em ambas lol.

Antes de me despedir de vocês, queria colocar aqui duas músicas que são +- do mesmo estilo, que não é do agrado de todos, mas que espero que vocês entendam é a letra...que pessoalmente é o que mais gosto em ambas.

( Só pus verde por dizerem que é a cor da esperança hihi)

Força pessoal, nuncam desistam, vivam a vida!

2 comentários:

Vigilante disse...

Grande som, Dezman não desistas!

O meu rapper preferido!

Ana disse...

Concordo com o Vigilante gd som, Dezman, adorei a musica!

As pessoas nunca deviam desistir, mas as vezes é dificil seguir em frente, tudo depende da força interior de cada uma e das pessoas que as rodeiam.

E como se costuma dizer a esperança é a última a morrer! (o verde é a cor da esperança, mas o vermelho é a cor do coração de quem ama :) )

Bjs