sábado, 12 de janeiro de 2008

Maturidade...


Há pessoas que ainda pensam, que por acabarem a faculdade, casarem e terem filhos, já são adultos, mas estará correcto?? Não necessariamente!!! No entanto para muitas pessoas, a "fase adulta" (maturidade) não é definida pela passagem por eventos tradicionais, mas por uma mudança na personalidade e no comportamento.

Ulph informou que certas medidas tradicionalmente aceites como sinal de maturidade - como casar, ter um filho ou sair de casa - foram consideradas não mais que "um pouco importantes".

Ela verificou ainda que esses indicadores, geralmente, ficaram em desvantagem em comparação com definições mais abstratas de crescimento - como ter uma sensação de independência, de maturidade emocional ou de responsabilidade.

Maturidade é ter o poder de controlar a raiva e de resolver divergências sem violência nem destruição.

É ter paciência e disposição, a vontade de deixar para depois o prazer imediato por um benefício a longo prazo.

É atender às necessidades alheias.

É ter a capacidade de enfrentar o desagradável e a decepção sem nos tornarmos amargos.

É ter humildade.

É a habilidade de levar um projeto ou uma situação adiante, apesar de forte oposição e retrocessos decepcionantes.

É a capacidade de encarar desgostos e frustrações e derrotas sem queixa nem abatimento.
Uma pessoa madura consegue dizer: "Perdoa-me." E, quando fica provado que estava com a razão, não sente a necessidade de dizer: "Eu não disse?" é ser suficientemente grande para dizer admitir os seus erros. Maturidade significa credibilidade, integridade, saber manter a própria palavra e conseguir superar as crises.

É a capacidade de tomar uma decisão e mantê-la

Os imaturos encontram pretexto para tudo. São os contadores de vantagens, os mestres de desculpas, os confusos e desorganizados que falham no momento das crises.

A vida dessas pessoas é feita de promessas não cumpridas/quebradas, assuntos inacabados, negócios sem terminar, boas intenções que nunca chegam a fazer parte da realidade e amizades desfeitas.

Passam a vida a explorar possibilidades, para, no fim, nada fazerem.


Maturidade é a arte de viver em paz com o que é impossível mudar!!!


E para vocês? O que é a maturidade? E vocês, acham que são pessoas maduras?


Beijos, e Obrigado pelas visitas e pelos comentários, voltem SEMPREE =DDDDD

10 comentários:

Anónimo disse...

Joaninha .. komé qe consegues escrever estas cenas !? .. Fgo .. isto é mesmo profundo .. um dia tens de me ensinar a escrever *.*
vaa ja fiz uma boa .. Vim comentar o teu blog (a)
beijinhooo ***

Anónimo disse...

txii isso msm !

a maturidade n tem a ver cm idade, mas sim cm o interior de cada pessoa ..

e preciso ser crescido pa saber actuar em mtas situaçoes ..

ha mta gente infantil .. enfim !

Anónimo disse...

Olá Joana :) Adorei o teu texto...está mesmo muito profundo e muito bem feito! Concordei com tudo o que disseste, e axo que a maior parte das pessoas devia ser como tu disseste, mas infelizmente nao o são...adorei mesmo o texto! beijinhos e que tudo corra pelo melhor ^_^ ************************

Teresa David disse...

O conceito de maturidade é um pouco vago, pois já conheci pessoas precocemente maduras e outras mais velhas completamente infantis. Contudo, parece-me que neste texto se encontram algumas dicas importantes, muitas delas prefilho há muito, como a humildade, não ter poder de aceitar quando se está errado, e, particularmente, nunca pensarmos que sabemos tudo. Aprender aprender sempre como dizia o outro!
Para ter maturidade não é preciso, no meu conceito ser chato ou envelhecido, apenas ser ponderado e aproveitar todas as lições que a vida nos vai dando para crescer em sabedoria. E, também, sabermos fazer a destrinça entre o que realmente deverá preocupar-nos ou não, gerirmos as nossas energias de uma forma positiva e muito mais poderia dizer mas não me quero alargar mais por agora.
Bjs
TD

Anónimo disse...

Maturidade?? Que é isso??

Acho que entendes ne??



Gostooo mtttt d ti sisxinha :DD

Anónimo disse...

Expetacular =D
Goxteiii
**

*SP Sentimento Puro disse...

Joaninha Querida

Quanto tempo heim? Dei uma puxadinha de orelhas em voce por ter demorado em fazer novas postagens e depois eu desapareci não foi? Desculpa minha linda...nem vou aqui arrumar desculpas viu? rss, para não correr o risco de ser imatura..rss; Adorei o texto, e o seu propósito...e vou fazer feito o David: Maturidade???...Que ki é isso??

Mas...resumo tudo numa só coisa: sejamos sempre leais com nós próprios e com os outros...respeitando as diferenças sempre...mais ou menos isto...mais ou menos isto.

Beijinho,

----- PROTEU ----- disse...

Um bom texto sem duvida!

Apesar d ja ter 19 e tar na faculdade, tenho tudo menos maturidade xD

Nao podia concordar mais com o texto! hehehe

Bjs

joaninha disse...

Maturidade! Será que não é mais cómodo ser imaturo e deixar que o tempo passe...?
Gostei do teu texto e daqui vai o meu beijinho

Nitinh@ disse...

Maturidade!

Não se compra,

Não se encontra ao virar da esquina.

Maturidade!

É aquela,

Que todos nós adquirimos...

Não de uma vez só,

Mas um pouquinho todos os dias!